
CASA DE ACOLHIDA
CORAÇÃO DE RUA
Endereço: Rua Nereu Ramos - nª 3927 l Herval D'Oeste - Santa Catarina
Telefone: 049 3554 0000 l 049 9840 1090
Email: casacoracaoderua@gmail.com
Banco Sicredi 748
Agencia 0217
Conta Corrente 41190-0

-
O que é dependência química ?
A Dependência Química é considerada um transtorno mental, em que o portador desse distúrbio perde o controle do uso da substância, e a sua vida psíquica, emocional, espiritual e física vai se deteriorando gravemente.
Dependência química não é simplesmente "falta de vergonha na cara" ou um problema moral, é uma doença como a Diabetes, o paciente não escolhe ter a doença, mas pode sim escolher fazer o tratamento, e assim como diabéticos controlam o açúcar no sangue com medicações e cuidados com a alimentação, o dependente químico pode buscar ajuda para controlar sua adicção e entender o ciclo da doença.
O convívio com o dependente químico faz com que sua família também adoeça emocionalmente, tornando-se necessário o tratamento de todos os familiares. Recebendo assim orientações a respeito de como lidar com o dependente e de como lidar com seus sentimentos em relação a ele.
A Dependência Alcoólica tem quatro sintomas:
-
Fissura: uma forte necessidade ou compulsão, à bebida.
-
Perda de controle: a incapacidade para controlar a ingestão de bebida em qualquer ocasião.
-
Dependência física: sintomas de abstinência, tais como náuseas, suores, tremedeiras e ansiedade, acontecem quando o consumo de álcool é interrompido depois de um período de consumo excessivo.
Uma dependência séria pode levar a pessoa a apresentar sintomas de abstinência que colocam sua vida em perigo, que começam de 8 a 12 horas após a última bebida. O delirium tremens começa de 3 a 4 dias depois, e a pessoa fica extremamente agitada, treme, alucina e desliga-se da realidade.
-
Tolerância: grandes quantidades de álcool são necessárias para que a pessoa tenha uma euforia.
Um alcoólatra frequentemente dirá que pode parar de beber quando quiser a qualquer momento, mas ele nunca “decide” parar. O alcoolismo não é um destino, mas sim uma progressão, um longo caminho de deterioração durante o qual a vida piora cada vez mais.
Um dos reflexos do intenso processo de exclusão social é a população em situação de rua.
Conforme definição da Secretaria Nacional de Assistência Social, a população em situação de rua se caracteriza por ser um grupo populacional heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular, sendo compelidas a utilizar a rua como espaço de moradia e sustento, por caráter temporário ou de forma permanente.
Entre os principais fatores que podem levar as pessoas a irem morar nas ruas estão: ausência de vínculos familiares, perda de algum ente querido, desemprego, violência, perda da autoestima, alcoolismo, uso de drogas e doença mental.
Respeito ao próximo, é uma semente que ninguém jamais vai esquecer, uma boa conduta significa uma boa estrutura para o dia de amanhã, acredite !!
